Exame psa total e livre desenvolvimento

Relação PSA livre/total: O PSA circula no sangue em parte ligado a proteínas (PSA complexado), em parte livre (PSA livre). Geralmente, homens saudáveis têm valores de PSA total inferiores a 2,5 ng/ml, antes dos 65 anos, ou inferiores a 4,0 no/ml, acima dos 65 anos. O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.

A análise que o exame proporciona é, de fato, mais eficiente na seleção do paciente para a realização da biópsia prostática do que a dosagem do PSA total (teste mais comumente feito por aqui), ou mesmo a combinação da dosagem do PSA total e livre. Tanto o toque retal como o PSA, não são adotados como política de saúde para rastrear câncer de próstata em outros países, a não ser os EUA que utilizam largamente o PSA. A relação entre o PSA livre e o total é uma ferramenta estatística muito importante para tentar evitar biópsias de próstata desnecessá vídeo o Dr.

Se o nível do PSA for alto, o homem precisará fazer outros exames para verificar a possibilidade de estar com câncer de próstata. Geralmente, quando o paciente tem PSA total entre 2,0 e 10 ng/ml o urologista indica a realização do exame ao PSA livre, pois existem elevadas chances de estar desenvolvendo carcinoma de próstata. Como seria de esperar, a diminuiçªo do cutoff do PSA total e do PSA complexado aumentaram a sensibili-dade à custa da diminuiçªo da especificidade. Por outro lado, se o aumento da quantidade total de antígeno específico da próstata ocorrer devido ao crescimento da fração livre, o processo é provavelmente benigno.

A relação PSA livre e total deve ser 15, e, para três pacientes, o índice obtido foi abaixo do valor estabelecido (Tabela 3). Ao primeiro componente chamamos PSA complexado (PSAc), ao segundo PSA livre (PSAl) e a soma dos dois corresponde ao PSA total (PSAt), que é o valor determinado na análise de rotina, do PSA. Um nível elevado de PSA com uma baixa percentagem de PSA livre em relação ao PSA total (relação PSA livre/PSA total) tem maior probabilidade de corresponder a cancro da próstata.

Embora o câncer de próstata seja um dos mais comuns entre os homens, em boa parte dos casos é um câncer de desenvolvimento lento, sem sintomas e não causa prejuízo para a saúde. Para avaliar a próstata podem ser usados além do toque retal, os exames de sangue, ultrassom, exame de urina, medição do jato de urina e biópsia, de acordo com a necessidade.

Apesar disso, geralmente quando o paciente apresenta valores de PSA Total entre 2,0 e 10 ng/ml, independente da idade, o médico solicita que seja feito o exame de PSA Livre para a confirmação dos valores. O seu aumento significa alguma alteração nessa glândula e cabe ao médico investigar se isso pode, de alguma forma, estar relacionado a um câncer de próstata. O PSA serve como teste de triagem junto com o exame de toque e, quando o PSA aponta de 2 a 10 ng/ML, indica-se o PHI para um diagnóstico mais certeiro, esclarece.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem