Como transformar TCC em artigo científico? | Blog Voitto. Entenda o porquê você deve transformar seu TCC em artigo científico, os passos para estruturar sua produção e onde publicar!

O que contempla a correção de português

Um texto, que passa porrevisão, tende a estar livre devícios de linguagem, permitindo maior clareza às ideias expostas, e com isso geracredibilidade.

Morfologicamente, o artigo flexiona-se em gênero e número; sob o aspecto sintático funciona como um determinante, já que sempre vem anteposto ao substantivo toda palavra precedida de artigo passa a ser classificada como substantivo e com ele forma um sintagma nominal. Exerce, pois, a função de adjunto adnominal e por isso possui um relevante papel semântico que é o de diminuir a extensão e aumentar a compreensão do termo a que se refere. Tendo em vista que as mudanças tecnológicas e globais impactam diretamente no mercado de trabalho e no conceito que norteia a temática de liderança organizacional, este artigo contempla estudos voltados à área da gestão administrativa e tem como objetivo apresentar a influência que os tipos de liderança podem exercer sobre a gestão das organizações. A metodologia utilizada desenvolveu-se por meio de pesquisas bibliográficas e conta com a presença de quadros demonstrativos e figuras ilustrativas.

Salve todos os materiais pesquisados para consultas futuras. Isso também vai ajudar a solucionar dúvidas que surjam ao longo do caminho doTCC. Definido otemadoTCC do Técnico de Segurança do Trabalho, é hora de partir para uma estratégia. Somente após definir as metodologias, elabore um cronograma. De preferência, faça isso com bastante antecedência, pois é um trabalho que exige organização e paciência. Sabe-se que, de um modo geral, na produção do discurso, às relações entre as unidades lingüísticas, devem ser considerados o contexto social e os interesses diversos entre os interlocutores em cada situação comunicativa. E nessa perspectiva, o uso do artigo implica vários pressupostos e o seu papel discursivo vai além do prescrito pelas gramáticas. Dentre as expressões de tratamento, senhor, senhora e senhorita são as únicas que admitem artigo, mas não quando vocativo, ou seja, quando nos dirigimos à própria pessoa.

A sutileza de muitas modificações de significado transmitida pelos artigos confere a essa classe gramatical uma importância bem maior do que a dedicada a eles pela gramática tradicional, ao enfocar apenas seu aspecto morfossintático. Segundo Mattoso Câmara (1999:123), o significado dos demonstrativos com os quais o artigo tem em comum a mesma função, que é a de informar o destinatário de que alguma entidade específica ou grupo de entidade está colocado em referência, é o seguinte: Este trabalho aborda o conceito dos artigos em português sob o ponto de vista da gramática tradicional, diacrônica e sincronicamente. Com base na distinção entre artigo definido e indefinido, enfatizando-se seu valor semântico e seu papel no discurso. AZEREDO, José Carlos de. (2000). Iniciação à sintaxe do português. 7. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
CÂMARA, Jr. , Joaquim Mattoso. (1999). Estrutura da língua portuguesa. 30. ed. Petrópolis: Vozes.
MONTEIRO, José Lemos. (2002). Morfologia portuguesa . 4. ed. rev. e ampl. Campinas: Pontes.

A anáfora refere-se a um termo já constante do contexto, isto é, retoma outras passagens de um texto. Consiste em identificar objetos, pessoas, momentos, lugares e ações por alguma referência anteriormente mencionada no discurso. Já a catáfora ocorre quando o item de referência antecipa um signo ainda não expresso no texto. Enfim, a parte mais difícil de um TCC é a folha em branco. Depois que você começa, tudo engrena. Mesmo que você esteja inseguro para começar, lembre-se de que é melhor começar assim mesmo, com tempo para depois rever e reformular, do que esperar estar seguro para ter de fazer tudo correndo. É preciso que o revisor do seja alguém de fora, que vá ler o trabalho com olhos frescos e deve ser um especialista em língua portuguesa. Existem, hoje em dia, empresas especializadas em revisão ortográfica. Coloque a pesquisa dessas empresas, assim como a solicitação de orçamentos na agenda do seuTCC.

Contudo, a sua função de apontar para não se manifesta tão clara e acentuada como nos demonstrativos que apontam localizando . Já, o artigo indefinido origina-se do numeral latino unus, o qual já desempenhava a função de artigo indefinido no próprio latim clássico. Depreende-se, então, que o é um dêitico não marcado em relação à categoria de proximidade, por oposição aos outros demonstrativos, dêiticos marcados. O prof. Azeredo (2000:40) compartilha dessa posição quando afirma que os artigos definidos (o, a, os, as) perderam certas tipicidades sintáticas dos pronomes demonstrativos propriamente ditos, mas guardam o valor dêitico e o papel anafórico de sua origem histórica. A diferença básica, nesses exemplos, é que (c) só pode ser usado se o carro for conhecido do falante e do ouvinte e já tenha sido citado anteriormente na conversação, enquanto (d) só pode ser empregado se o carro estiver presente na situação de enunciação. Observa-se nitidamente, nesses casos, a distinção entre o artigo definido e o pronome demonstrativo, uma vez que não podem configurar juntos numa mesma seqüência.

Aula Magna apresentará desafios, inquietudes e possibilidades da chamada Era...

A tradição gramatical brasileira descreve artigo como a parte do discurso que indica o gênero, o número, a determinação ou indeterminação de um substantivo. A função do artigo indefinido é introduzir nominalmente um objeto que não estava no campo comum de atenção dos dialogandos, ou seja, marca a introdução de informações novas, que uma vez inseridas no contexto, passam a ser acompanhadas pelo artigo definido, quando retomadas. Portanto, a noção de anafórico e catafórico está ligada à função de identificação e à de apresentação do referente, exercidas pelo artigo definido e indefinido respectivamente. Após estas breves considerações sobre os artigos, defende-se que a gramática deveria abordar não apenas aspectos de ordem morfossintáticos, mas pragmáticos e discursivos da classe categorial em questão. Todos os atletas foram declarados vencedores.
Todas as leis devem ser cumpridas.
Todos vocês estão suspensos. Acoerência e coesãodas ideias garantem uma maiorclareza de entendimento e, consequentemente, um grau de satisfação muito maior para quem o está lendo, assegurando, no caso de trabalhos acadêmicos, umaboa avaliaçãoe, consequentemente,aprovação do aluno.

Experiência profissional: há mais de 20 anos atuando como revisora de: monografias, artigos científicos, teses, dissertações e trabalhos acadêmicos em geral. Também trabalha com revisão de livros e materiais publicados. No Brasil é grande a preocupação com a crase, mas poucas pessoas se dão conta de que conhecer bem o artigo é imprescindível para se fazer bom uso do acento indicativo de crase. O artigo é a palavra que introduz o substantivo, indicando-lhe o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural). Inclusive, a prof. Karin tem a competência necessária para emitir a declaração de revisão, documento exigido por algumas instituições de ensino. Artigo é a palavra variável em gênero e número que precede um substantivo, determinando-o de modo preciso (artigo definido) ou vago (artigo indefinido). Quanto à capacidade de particularizar ou de generalizar um substantivo, o artigo pode ser classificado em definido (particularizante, indica um ser específico dentro da espécie) ou indefinido (generalizante, indica um ser qualquer dentro da espécie).

Enquanto a monografia é um trabalho mais detalhado, o artigo científico trata sobre um determinado assunto de forma sintética e com menor grau de profundidade. A formatação é menos complexa do que a monografia e a quantidade de páginas também é menor. Adedicatóriaé diferente doagradecimento, que também costuma ser opcional noTCC. No agradecimento, você deve contemplar as pessoas que fizeram partedessa conquista em específico: professores, especialistas, consultores sem os quais seuTCCnão teria saído do papel. Boa parte das instituições permitem que o aluno escolha o tema que deseja trabalhar em seuTCC de Técnico de Segurança do Trabalho. Alguns gostam dessa liberdade, enquanto outros sentem insegurança sobre a escolha ser a mais assertiva possível. Uma boa dica é nunca deixar a escolha do tema para o último minuto. Procure pesquisar possíveis temas para o seuTCCjá nos primeiros meses de curso. Você terá de entrar fundo para entendê-los até que fique claro qual tema é o mais condizente.

  • Institucional
  • Programas, Projetos e Ações Institucionais
  • Participação Social
  • Auditorias
  • Convênios e Transferências
  • Dados Abertos
  • Receitas e Despesas
  • Licitações e Contratos
  • Servidores
  • Informações Classificadas
  • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  • Perguntas Frequentes
  • Ouvidoria

O que contempla a correção de português

D. Pedro II, imperador do Brasil, dava longos passeios pelos jardins do Palácio.

Depois, passe ao tático: pesquisa, seleção de fontes, triagem de informação. Se você ainda não se perguntou, essa é a sua última chance:como é a história que você quer contar no seu TCC? Como você pode contar essa história da forma mais objetiva possível, dentro das regras de redação e documentação doTCC? Entre (f) e (g), verifica-se a conseqüência da contração do artigo definido com a preposição (pelos x por ). O crime organizado, em (f), é composto por todos os traficantes de São Paulo; enquanto, em (g), é formado apenas por alguns traficantes paulistas. Diacronicamente, o artigo definido origina-se de uma mudança da noção dêitica do pronome demonstrativo latino ille . Conseqüentemente, aquele possui comportamento semelhante a este , cuja característica mais relevante é indicar a posição de um termo em relação às pessoas do discurso, situando-o no tempo ou no espaço em que se realiza a comunicação.

Assim, na descrição dos conceitos liderança e gestão, no levantamento de aspectos como as inovações tecnológicas e olhares diferentes na perspectiva do que é realmente exercer uma liderança e na apuração dos resultados em acordo com as pesquisas realizadas, sugeriu-se o caminho da flexibilidade das características e a intenção de propor não apenas um modelo único de gestão. Após análise, notou-se também a importância ter líderes com a capacidade de discernir e utilizar as características dos modelos existentes, adequando-os às situações reais da organização, pois a realidade do contexto de uma empresa, quando tratada adequadamente, pode fornecer a melhor condição para a conquista efetiva de sua equipe, promovendo o sucesso. Alguns alunos optam por deixardedicatórianoTCC, para pessoas que o ajudaram a chegar ali, na vida de uma forma geral. Mas isso é opcional na maioria dos casos. Se você for fazer uma dedicatória, procure ser breve e objetivo. É possível fazer uma boa dedicatória em apenas duas linhas.

Está certa a ausência do artigo, pois significa que nenhum país (da Europa) foi poupado no pior inverno dos últimos anos. É importante notar que a indefinição se faz mentalmente não é preciso constar explicitamente o artigo ou o pronome indefinido. Caso a reportagem estivesse se referindo só à Inglaterra ou à Suécia, por exemplo, o redator teria escrito não pouparam o país. Em função substantiva (isto é, no lugar do substantivo), o possessivo tem um sentido quando acompanhado de artigo (o meu carro = o único que possuo), e outro sentido sem o artigo (é meu denota uma simples idéia de posse). No exemplo (h), tem-se o uso do indefinido para apresentar um determinado espécime de uma categoria (cirurgião) como exemplo a ser alcançado. A propaganda de uma marca conhecida de eletrodomésticos serve-se freqüentemente desse recurso. Em (i), observa-se a oposição entre o artigo indefinido e o definido para indicar que alguém é o expoente máximo dentro de uma categoria. Em casos como (h) e (i), questiona-se o emprego de um autêntico artigo ou de um recurso homônimo, ainda não classificado pelos estudiosos da língua, do mesmo modo que na distinção entre o e este já mencionada anteriormente.

A contracapa ou folha de rosto deve conter esses mesmos dados presentes na capa, mas em formatação diferente. Algumas instituições pedem que a contracapa também seja usada para expor umperfil do autorque relate em breves linhas sua experiência com o assunto, formações, dados pessoais, entre outros dados que podem variar. Atenção a essas minúcias. Considerando-se os conceitos ora arrolados, uma abordagem discursiva torna-se necessária, pois na medida em que se estende ao nível textual, cobre a falha dos enfoques tradicionais. E a seguir, passa-se à análise de alguns fragmentos, numa tentativa de comprovar que os artigos ocupam lugar significativo no discurso, e que a identificação de definido ou indefinido vai além da simples convenção de generalizar ou especificar. Os exemplos abaixo revelam alguns dos valores estilísticos que os artigos expressam. Após analisar os aspectos de ordem diacrônica, que comprovam a origem pronominal dos artigos, Monteiro (2002:233) apresenta uma série de argumentos favoráveis a uma interpretação sincrônica do artigo como pronome, uma vez que, semanticamente, o artigo se comporta como um pronome, ou seja, retoma um termo já expresso (valor anafórico) e também permite a atualização de seu referente no discurso (valor dêitico).

Ao invés disso, colete suas pesquisas, compile-as em um documento, leia-as, analise-as com um olhar crítico e depois reinterprete-as segundo sua visão para oTCC.

Source: https://www.scribd.com

*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem