Trabalhar com gestão de pessoas: confira 8 dicas para se dar bem. A WeAge é uma startup de base tecnológica pioneira no desenvolvimento de competências de gestão da longevidade e diversidade etária da força de trabalho.

Combatendo a discriminação etária no trabalho: uma leitura para empregados e empregadores

E, como vimos, o RH influencia todos estes pontos de alguma forma. Ou seja, ele está profundamente interligado à questão da estratégia organizacional.

Nos números seguintes, foram também publicados muitos textos de professores primários do interior e litoral do Estado, que eram pouco conhecidos, não tendo ocupado posições proeminentes na equipe da Revista ou na administração da instrução pública naquele momento e em décadas 19 Não foi possível localizar dados de profissionais de todos os autores, especialmente daqueles que aparecem apenas uma vez na Seção. Mas é importante destacar que muitos deles foram homenageados como patronos de escolas públicas paulistas. Podem, assim, ser considerados escritores de circunstância, tendo elaborado apenas textos para a Revista, para serem lidos ou recitados em atividades escolares. Certamente, essa situação refletia a política editorial da Revista, que visava à valorização do professor comum, assim democratizando a Associação e possibilitando ampliação de seu círculo de influência.

2. Entenda as metas e direcionamento do próprio RH

De fato, as formulações de Sampaio Doria sintetizavam ideias e práticas usuais até então, consolidando, assim, a íntima e promíscua relação entre literatura infantil e literatura didática: aquela é um gênero literário, mas a Beleza (estética) deve estar a serviço do Bem e da Verdade. Apesar das semelhanças, deve-se ressaltar que essa concepção de literatura didática não é exatamente a mesma de literatura escolar formulada por Leonardo Arroyo (1968ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira: ensaio de preliminares para sua história e suas fontes. São Paulo: Melhoramentos, 1968. (2. ed. , 1988; 3. ed. , Ed. Unesp, 2011). ). Este historiador enfatiza a escola como lugar de circulação da literatura para crianças; Sampaio Doria, por sua vez, enfatiza o ensino como constitutivo da natureza, destinação e razão de ser da literatura (didática) infantil. O aconselhamento é estabelecido como um diálogo fundamentado em uma relação de confiança que se estabelece entre o profissional e o usuário, com o objetivo de garantir à pessoa condições para lidar com as questões emocionais decorrentes do seu problema de saúde, avaliar seus próprios riscos, tomar decisões e encontrar maneiras práticas e objetivas de enfrentar esses problemas4.

Fidelizar os melhores talentos no mundo competitivo de hoje tornou-se mais um importante desafio da gestão de pessoas. Antes de situações extremas, como as que citamos acima, é importante lembrar que o perfil dos profissionais mudou, e que quem manda é a lei da oferta e da procura. Ou seja, entre duas propostas de emprego similares, vai ganhar a confiança do profissional aquela que lhe parecer mais conveniente. Tornar-se um profissional de respeito na área de gestão de pessoas envolve uma série de aptidões. Essas habilidades são chamadas de hard skills e soft skills na verdade, toda pessoa precisa delas para se dar bem em qualquer carreira. O gestor de RH é o ponto de convergência entre a equipe de gestão de pessoas e o restante da diretoria da empresa. E só é possível manter esse alinhamento por meio com uma comunicação eficiente, garantindo que o trabalho do setor de RH está coerente com os objetivos mais amplos do negócio. Apesar (ou por causa?) da ausência da Seção, nesse volume é publicado o artigo Methodologia do ensino e literatura didactica (p.

Ajudar os trabalhadores de meia-idade a planejar seu futuro ajudará os empregadores a manter os bons funcionários

Tal situação aponta para a necessidade da elaboração de estratégias para auxiliar na adesão ao tratamento de gestantes soropositivas para o HIV07. Certamente, há muitas possibilidades de desdobramentos da pesquisa sobre o tema deste artigo30 30 Dentre os possíveis desdobramentos, destaco estudos comparativos entre a história da literatura infantil no Brasil e em outros países, especialmente Portugal e países da América Latina. . No entanto, os aspectos aqui abordados podem contribuir para dar a conhecer um pouco das pesquisas desenvolvidas no Brasil e quão fecundas e promissoras podem ser, especialmente se desenvolvidas com abordagem interdisciplinar e com utilização de fontes primárias que permaneceram por tanto tempo inexploradas e marginais. Sem dúvida, elas podem ser tão loquazes e tão relevantes (como outras fontes mais comumente utilizadas em pesquisas brasileiras sobre o assunto), se o esforço recair sobre as possibilidades de explicação e compreensão, em vez de em julgamentos de valor, com base em sentimentos nostálgicos ou no esquecimento silencioso do passado. Conquistar excelentes resultados também depende de uma alta capacitação profissional. Por isso, ter uma agenda de treinamento e desenvolvimento é outro desafio.

44-75), de Antonio de Sampaio Doria (1883-1964),25 25 Antonio de Sampaio Doria (1883-1964) diplomou-se Bacharel, em 1908, pela Faculdade de Direito de São Paulo. Em 1914, tornou-se professor de Psicologia Educacional e Educação Cívica na Escola Normal Secundária de São Paulo. Entre 1917 e 1920, integrou o Conselho Deliberativo e a Comissão de Educação Cívica da Liga Nacionalista de São Paulo. Em 1920, assumiu a Diretoria Geral da Instrução Pública do Estado de São Paulo. Em 1922, integrou a comissão de educação da Liga Nacionalista de São Paulo e o grupo de fundadores da Sociedade de Educação de São Paulo. Em 1923, iniciou a publicação de artigos no jornal O Estado de S. Paulo e, em 1926, foi nomeado Professor Catedrático na Faculdade de Direito de São Paulo. Em 1932, foi um dos signatários do Manifesto dos pioneiros da educação nova. Em 1945, foi nomeado juiz do Supremo Tribunal Eleitoral, Ministro da Justiça e Negócios do Interior, na presidência de José Linhares, depois da queda do Estado Novo.

Aliás, a criação de documentos como um guia ou manual do colaborador pode se tornar uma ferramenta importante para a integração de novos funcionários. Usando esses documentos, a equipe de RH poderá economizar tempo e, ainda, garantir que os funcionários terão plena ciência das regras da empresa.

Desse ponto de vista, a constituição da literatura infantil brasileira está diretamente relacionada, e mesmo condicionada, à educação e à escola, como lugar de formação de leitores e de circulação dos textos, com base em necessidades impostas pelo projeto republicano de nação e seus anseios de modernização, por meio da urbanização e da educação das massas. Naquele momento, com as profundas mudanças políticas, econômicas e sociais mundiais - especialmente em decorrência da 1a. Grande Guerra -, no Brasil também se ampliaram aspirações de desenvolvimento social e econômico para a paz, visando particularmente à modernização e à industrialização de centros urbanos (como São Paulo - capital) e à incorporação do grande número de estrangeiros que imigraram para o país, em busca de melhores condições de vida e trabalho. Um estudo realizado para conhecer as experiências e os fatores que interferem na adesão à terapia antirretroviral de gestantes com HIV/AIDS mostrou que, para que as gestantes consigam atender às recomendações de saúde de maneira mais eficaz, se faz necessário que elas tenham um espaço no qual ansiedade, medo e também de esperança e motivação (que se misturam aos tantos outros sentimentos) inerentes ao processo de maternidade possam ser expressos e trabalhados.

A religião pode tanto estar relacionada ao papel de colaboradora na resolução dos problemas quanto ser considerada responsável por uma expectativa fantasiosa de resolução mágica do problema. Caso o foco na religião seja diretamente proporcional à presença de sintomas ansiosos e depressivos - como ocorre com as participantes deste estudo, dado que todas apresentaram sintomas ansiosos e apenas uma não apresentou sintomas depressivos - este modo de enfrentamento será utilizado de maneira mais fantasiosa, em que a gestante espera a resolução do problema sem participar ativamente do processo23, 24. Cruzando os dados apresentados, são possíveis algumas considerações.

Combatendo a discriminação etária no trabalho: uma leitura para empregados e empregadores

A ausência da Seção ou de seus títulos (em momentos de transição), a variação dos títulos e o aumento da extensão (ambos ocorrendo predominantemente na terceira fase da Revista) indicam, por um lado, a constante oscilação na classificação dos textos e suas finalidades, relacionadas de certo modo com os objetivos da equipe editorial, assim como com cada fase da revista e suas funções, especialmente a de orientadora dos professores primários por meio de sugestões pedagógicas e métodos de ensino. Por outro lado, o cruzamento desses dados também indica o modo como foram se constituindo nas práticas escolares, no Brasil, o vínculo de origem entre literatura infantil e finalidades escolares. Assim, no estudo da história da literatura infantil brasileira deve ser considerada sua estreita relação com a história da educação brasileira. 4 4 Essa estreita relação pode também ser confirmada por aspectos da trajetória editorial do livro de Arroyo: sua primeira edição, em 1968, foi publicada pela Editora Melhoramentos (SP), na Série Grandes textos da prestigiada Coleção Biblioteca de Educação, organizada e dirigida por Manoel Bergström Lourenço Filho, que é também o autor do prefácio intitulado Um livro básico sobre literatura infantil brasileira.

Além de professora primária e de autora de textos publicados na Revista de Ensino (quando era aluna daquela Escola Normal), teve publicados poesia e contos em jornais e revistas e livros para a escola e para a infância, como: Berços e ninhos (1913), Poesias cívicas e escolares (1941), Pingos daguas (sem data), Histórias infantis (sem data). (COELHO, 1995). Foi eleita Patronesse da Cadeira n. 17 da Academia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil. (OLIVEIRA, 2014). (5); Anna Elisa de Andrada Machado (1); Dulce Carneiro Ferreira23 23 Dulce Carneiro (1870-1942) foi professora primária e poeta, tendo publicado os livros: Folhas, Lições rimadas, e Revoada, todos sem data. (1); e Luisa Nery de Sousa (1). 24 24 Até o momento de finalização deste texto, não foi possível localizar dados de A. E. de A. Machado e L. N. de Sousa, exceto que a primeira delas foi professora no Jardim da Infância anexo à Escola Normal de São Paulo.

São eles: a) textos sob o título Educação cívico-literária (Vol. IV, n. 5 e n. 6, Março e Maio/1906, p. 816-819; 853-856), escritos por estudantes da Escola Primária anexa à Escola Normal de São Paulo; b) textos dos poetas brasileiros Alberto de Oliveira (1857-1937) e Casimiro de Abreu (1837-1860) assim como do poeta português, Guerra Junqueiro (1950-1923),16 16 Trata-se de reproduções/transcrições de textos publicados em outros veículos e que não foram originalmente escritos para a Revista. dentre outros. Esse conjunto de textos é apresentado como [. . . ] trabalhos literarios - ineditos uns, já conhecidos outros - que constituem uma colectanea para a Festa das Arvores, a effectuar-se em Setembro (Vol. X, n. 1, Junho/1911, p. 7-58); c) e vários poemas em exaltação à bandeira do Brasil (Vol. X, n. 2, Set. /1911).

(CARVALHO, 2010, p. 143-144). um influente político, jurista e educador brasileiro, que se destacou na instrução pública paulista, especialmente no final da década de 1910 e no início da década de 1920, depois de ter liderado a mais controvertida reforma educacional paulista sintetizada na Lei n. 1750, de 1920. Neste artigo, estamos desenvolvendo a relação entre gestão de pessoas e estratégia organizacional sob várias perspectivas. Mas, independentemente da perspectiva, há uma figura que é essencial para que essa relação seja bem-sucedida: o gestor de RH.

O Ministério da Saúde preconiza a realização do exame anti-HIV, que pode ser entendido como teste de triagem que produz resultados em, no máximo, 30 minutos, confidenciais, de metodologia simples, realizados de forma voluntária e adequados para situações que requerem intervenções profiláticas de emergências específicas, tais como a prevenção da transmissão vertical do HIV por ocasião do parto02. Em virtude de medidas governamentais, a ocorrência da transmissão vertical vem diminuindo consideravelmente nos últimos anos, principalmente com gestantes de alto risco soropositivas durante o pré-natal03. Quando não realizada nenhuma intervenção profilática durante a gestação, ou quando não há adesão à profilaxia da transmissão vertical do HIV, a transmissão do vírus via binômio mãe-feto ocorre em cerca de 25 das gestações de mulheres infectadas. Contudo, obtêm-se melhores resultados em termos de controle da infecção materna e de profilaxia da transmissão desse vírus nos casos em que a mãe segue todas as terapêuticas recomendadas, alcançando níveis abaixo de 2. Ao chegar aqui, você deve ter percebido o quanto essa área é promissora e instigante.

  • 4 Essa estreita relação pode também ser confirmada por aspectos da trajetória editorial do livro de Arroyo: sua primeira edição, em 1968, foi publicada pela Editora Melhoramentos (SP), na Série Grandes textos da prestigiada Coleção Biblioteca de Educação, organizada e dirigida por Manoel Bergström Lourenço Filho, que é também o autor do prefácio intitulado Um livro básico sobre literatura infantil brasileira.

Os resultados suscitam um alerta às equipes de saúde sobre a necessidade de apoio e acompanhamento multidisciplinar que possa favorecer o suporte psicossocial às gestantes, de maneira a auxiliar na mudança ou manutenção de comportamentos de adesão. Todas as pacientes entrevistadas manifestaram algum nível de vulnerabilidade emocional, com predomínio da utilização de estratégias focalizadas na busca de suporte religioso fantasioso para o enfrentamento de problemas, recurso que pode atuar como fator de proteção, mas também de esquiva, especialmente quando relacionado com a presença de sintomas ansiosos. [. . . ] tomou várias iniciativas de educação popular e teve como plataforma de ação a promoção de campanhas pelo soerguimento moral da nacionalidade, pelo voto secreto, pelo serviço militar obrigatório, pelo combate ao analfabetismo, pela cultura cívica e pela propagação da instrução. (CARVALHO, 2010CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Sampaio Doria. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. p. 143-144. , p. 23).

-Con cada uno de ellos trato de reforzar distintos valores. Con Rogelio, un enano gruñón sin habilidades sociales, abordamos la educación emocional. Con el duende Pepín tratamos los trastornos infantiles como los celos ante la llegada de un hermanito, los problemas con la alimentación o los temores infantiles. Y para el alumnado de Primaria, he creado la colección Qué siento, con la editorial San Pablo, que pretende dar respuesta a las necesidades emocionales ante los procesos de duelo y ante temas sociales como la separación de los padres, la adición a los videojuegos, la gestión de la pérdida de unabuelo o los complejos por el aspecto físico. En mucho de mis libros también incluyo orientaciones pedagógicas dirigidas a las familias para abordar estos temas. Como síntese teórica, o artigo de Sampaio Doria pode, então, ser considerado fundador de polêmicos conceito e funções atribuídas à literatura infantil brasileira, na tentativa de encerrar definitivamente sua ambiguidade fundante. (MORTATTI, 2008_____. Literatura infantil e/ou juvenil: a 'prima pobre' da pesquisa em Letras?. Guavira Letras, v. 6, p.

A análise da Seção Literatura infantil, da Revista de Ensino, propicia, portanto, compreender importante momento do processo de constituição da literatura infantil tanto como gênero literário quanto como objeto de pesquisa29 29 Esse é um campo relativamente recente no Brasil, e algumas pesquisas indicam outro aspecto importante: mesmo privilegiando o estatuto literário dos textos de literatura infantil, para seu estudo são necessárias abordagens interdisciplinares, a fim de se considerar e problematizar a polêmica relação entre literatura infantil, ensino de leitura e educação escolar, não como um acidente perturbador a retardar o processo de maturação do gênero, mas como condição constitutiva, de que resulta a [] unidade múltipla determinantemente constitutiva do gênero simultaneamente literário e didático , a qual implica reconhecer que os termos literatura e infantil não se encontram em relação de oposição, mas de complementaridade, embora indiquem hierarquização semântica constitutiva de sua natureza: substantivamente literatura, cujo atributo qualificativo é infantil. .

Para que haja uma adesão adequada ao tratamento é necessário a existência de uma aliança terapêutica entre médico e paciente, na qual são reconhecidas não apenas a responsabilidade específica de cada um no processo, mas também de todos que estão envolvidos (direta ou indiretamente) no tratamento06. A adesão rigorosa aos antirretrovirais é fundamental, uma vez que o principal fator de risco associado à transmissão materno-infantil do HIV é a carga viral materna elevada. O diagnóstico tardio da infecção pelo HIV na gestação, a baixa adesão às recomendações técnicas por parte dos serviços de saúde e a qualidade assistencial, principalmente nas regiões com menor cobertura de serviços e menor acesso à rede de saúde, são os principais fatores que dificultam a redução nacional das taxas de transmissão vertical do HIV04. Uma tendência muito forte da gestão contemporânea é a de buscar o alinhamento de todos os setores com a estratégia organizacional.

Governo anuncia jogo do Brasil com público de até 13 mil pessoas em Manaus

Você sabia que diante de um mercado tão competitivo as empresas que desejam se destacar precisam ir muito além da oferta os melhores produtos e serviços? Pois é, com as diferentes possibilidades que o mercado de trabalho oferece, os profissionais já não conseguem ser facilmente conquistados e, por muito pouco, as empresas perdem seus melhores talentos.

No entanto, muitos profissionais ainda não são capacitados e preparados para prestar uma assistência específica às gestantes contaminadas, após a confirmação da soropositividade. A assistência tem como propósito o controle da carga viral e, por conseguinte, a redução dos riscos da transmissão vertical do HIV para o bebê19. -Este proyecto, editado con Onada Imagina, nace porque llevo años siendo coordinadora de igualdad en varios centros. La parcelación de áreas curriculares suelen limitarel trabajo de las temáticas transversales debido a la falta de tiempo. Se me ocurrió entonces que, a través de la literatura infantil, se podría interconectar los valores con las áreas curriculares. Con este proyecto, se trabajan todas las temáticas de igualdad a través de cuentos, integrándolas en las materias de forma coordinada con el resto de proyectos del centro. De esta forma, el profesorado, de una forma flexible, lo puede incorporar a su horario. El objetivo no es otro que eliminar estereotipos de género, presentar distintos modelos familiares, el respeto por la diversidad, la visibilización y igualdad de la mujer en el mundo laboral. Quanto aos dados sobre indicadores emocionais e enfrentamento, as três pacientes em que se aplicou as escalas HADS e EMEP apresentaram maior predomínio da estratégia de enfrentamento focalizada na religiosidade e no pensamento fantasioso.

(MORTATTI, 2001, p. 13-14, grifos no original). , especialmente em relação a aspectos ainda inexplorados da história da educação e do ensino de língua e literatura no Brasil. Quanto aos escritores de literatura cujos textos foram publicados nessa Seção da Revista, merecem atenção os mencionados a seguir, que são apresentados (nos números de 1903-1904) como de literatura infantil (verso e prosa) traduzidos/adaptados, imitados, parafraseados por Romão Puiggari e por ele colleccionados, sob a classificação os mestres da literatura infantil, embora nem todos os textos tivessem sido escritos especificamente para crianças. Esses escritores são os seguintes: François Fénelon, Hans Christian Andersen, Jean Pierre de Florian, José Selgas, Thomaz Iriarte, José de Alencar. Além desses, são apresentados na Seção, textos de outros escritores: Léon Tolstoi (apresentado como escritor didático), Hippolyte Pujol (que traduziu para o Francês poemas de Valentin Magalhães), Julio Diniz, Guerra Junqueiro, Filinto de Almeida, Casimiro de Abreu, José de Alencar e Zalina Rolim.

De fato, nas duas últimas décadas, no campo da história da educação brasileira5 5 Também em outros campos da Educação e das Letras, como, respectivamente, Psicologia Educacional e Estudos Literários, vêm se desenvolvendo muitas pesquisas brasileiras sobre literatura infantil. , ampliaram-se estudos sobre diferentes aspectos da história da leitura e seu ensino escolar assim como da literatura infantil em suas relações com a escola. 6 6 A esse respeito, ver, por exemplo, Mortatti (2008). Nesses estudos, tem-se utilizado, de forma direta ou indireta, o já clássico livro de Arroyo, e a atenção de pesquisadores tem se voltado, por vezes de forma reiterativa, para os textos ainda localizáveis, dentre os do extenso e denso corpus inventariado pelo historiador, conforme seus critérios e possibilidades de pesquisa. 7 7 De fato, Arroyo adverte sobre as inevitáveis limitações e incompletudes da sua pesquisa pioneira, como consta no subtítulo da primeira edição, de 1968: ensaio de preliminares para sua história e suas fontes. O termo adesão ao tratamento transcende à simples ingestão de medicamentos, sendo visto como uma atividade conjunta na qual o paciente não apenas obedece às orientações médicas, mas entende, concorda e segue a prescrição estabelecida pelo seu médico.

Poupar investimentos nessa área, além de prejudicar a empresa, também gera desmotivação nos colaboradores e pode fazê-los pular fora do barco. Mots-clés:
littérature enfantine; Revista de Ensino; histoire de la littérature enfantine; histoire de l'enseignement de la lecture et de l'écriture; histoire de l'éducation au Brésil Também é bom lembrar que, enquanto o gestor de RH é responsável pela gestão de pessoas dentro da empresa, é a sua equipe que vai fazer a maior parte da execução. Por esse motivo, além de fazer a ligação entre a equipe de RH e a direção da empresa, o gestor ainda precisa atuar como agregador, motivador e facilitador para o trabalho da equipe. Nos números iniciais da Revista, predominam textos (originais ou traduzidos/adaptados) assinados por conhecidos professores de São Paulo - capital.

Exaltação de virtudes morais: Sempre a verdade; A moedinha; O protector; As consequencias da vingança; O aváro; Premio da caridade (inedito); A calumnia (inedita); A virtude de um lacinho de fita; Um coração bem formado (inedita); Augusto Comte (Sem sciencia não há salvação) (Do Poema Transcendente); Flôres Dalma Fé; esperança e caridade (Feita com os finaes de uma poesia sobre o mesmo assmpto, num torneio poetico - em outubro de 1887); A verdadeira amizade; No altar de Fröebel (especial para a Revista) (quadro allegorico) (escripto por occasião da terrivel secca no Ceará, em 1900). No momento do estudo, três das cinco participantes contaram ter descoberto o HIV no início da gestação, o que corrobora com as afirmativas do Ministério da Saúde, de que, atualmente, uma parcela considerável dos diagnósticos de casos de infecção retroviral na população feminina se dá durante o período gestacional, refletindo a adequação da política de saúde na atenção pré-natal, mediante a triagem sorológica anti-HIV e o aconselhamento.

Participaram deste estudo cinco gestantes soropositivas maiores de 18 anos de idade, que realizaram, no mínimo, dois atendimentos prévios com a equipe médica do pré-natal, e que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), aceitando que os dados coletados fizessem parte da pesquisa. As voluntárias foram informadas a respeito do projeto de pesquisa, seus objetivos, procedimentos, riscos e benefícios, do sigilo de sua identidade e de que, a qualquer momento, poderiam desligar-se da pesquisa sem qualquer prejuízo para o seu tratamento no hospital. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número , obedecendo ao que preceitua a Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde para pesquisa com seres humanos. Considerando apenas as seções (com ou sem título) que foram possíveis de serem identificadas como Literatura infantil, foram publicados 318 textos. A esse total, podem ser acrescentados aqueles publicados nos números da Revista em que essa Seção não consta explicitamente, mas os textos e sua seleção indicam similaridade com o anunciado nos objetivos da Seção.

Portanto, a adesão ao tratamento antirretroviral durante o período - e consequente diminuição da carga viral - é a medida de maior resultado para a prevenção da infecção pediátrica05. -La realidad es que nos encontramos casos de familias que cuestionan este tipo de temática. Esa es la realidad. Pero, la normativa de educación nos exige que trabajemos estos temas. Necesitamos justicia social porque estamos viendo sufrir a muchos niños y niñas, por ejemplo, con el tema de la transexualidad, el acoso escolar. . . y necesitamos fomentar la educación emocional y el respeto a la diversidad. En uno de mis libros, El príncipe Serafín, abordo estos temas, dando un giro en la transmisión de los modelos de género que han caracterizado la literatura infantil tradicional. Se ensalza el valor de la libertad contra los estereotipos sexistas: siéntete libre, escucha tu corazón y haz lo que te haga feliz. Caiu por terra aquela antiga cultura de nossos pais e avós de que conseguir o emprego dos sonhos e se manter nele até o fim é uma conquista para toda a vida. Hoje, é muito comum que profissionais migrem antes mesmo de completarem 5 anos na organização.

Quanto ao sexo, os autores são predominantemente homens. Há apenas cinco mulheres20 20 Um dos nomes femininos, Jenny Maia (com quatro textos na Seção), é pseudônimo utilizado por um escritor, que também publicou na Revista (1902) um texto com conteúdo depreciativo sobre o trabalho docente, desqualificando em especial as professoras. , nomeadas a seguir, conforme ordem de ocorrência e número de textos por elas assinados: Zalina Rolim21 21 Maria Zalina Rolim Xavier (1867-1961) foi Diretora Assistente do Jardim da Infância anexo à Escola Normal de São Paulo, embora não tivesse o diploma de professora. Além dos textos publicados na Revista de Ensino, é autora de poemas publicados em jornais e revistas paulistas e de dois livros: Coração (1893) e O livro das crianças (1897). Ficou conhecida como uma das primeiras escritoras de literatura infantil brasileira (COELHO, 1995) e foi eleita Patronesse da Cadeira n. 4 da Academia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil fundada em 1961. (OLIVEIRA, 2014). (10); Isabel Vieira de Serpa22 22 Isabel Vieira de Serpa (e Paiva) (1891-19--) diplomou-se pela Escola Normal de São Paulo.

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43-65, 2008. ). E, comparativamente aos textos esparsos sobre o assunto - como prefácios e prólogos em livros para crianças - que tinham sido publicados até então (MAGNANI, 1998MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Entre a literatura e o ensino: um balanço das tematizações brasileiras (e assisenses) sobre literatura infantil e juvenil. Miscelânea, FCL-UNESP-Assis, v. 3, p. 247-257, 1998. ), o artigo de Sampaio Doria pode também ser considerado fundador de um discurso sobre literatura infantil, no qual se traçaram as bases da constituição de um campo de estudos que se desenvolveu e se consolidou ao longo do século XX, no 28 Essa concepção de literatura infantil passou a ser programaticamente questionada no Brasil, a partir da década de 1980, quando pesquisadores como Lajolo e Zilberman criticaram a submissão da literatura infantil aos objetivos escolares e defenderam a necessária condição estética desse gênero literário.

A WeAge é uma startup de base tecnológica pioneira no desenvolvimento de competências de gestão da longevidade e diversidade etária da força de trabalho, residente na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, localizada no Parque Tecnológico da UFRJ. Palabras clave:
literatura infantil; Revista de Ensino; historia de la literatura infantil; historia de la enseñanza de lectura y escritura; historia de la educación en Brasil As terapêuticas recomendadas incluem: o uso de antirretrovirais a partir da 14ª semana de gestação; ida às consultas com profissional obstetra e clínico/infectologista; realização de exames pré-natais; realização de parto cesárea eletivo em gestantes com cargas virais elevadas ou desconhecidas, ou por indicação obstétrica; não aleitamento; uso do medicamento inibidor de lactação no pós-parto; administração do xarope de Zidovudina (AZT) para o bebê durante seis semanas, na dose recomendada, entre outras ações04.

Em outras palavras, isso significa que as ações desenvolvidas por cada setor precisam ser coerentes e contribuir para os objetivos mais amplos do negócio. Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada de maio a novembro de 2018, que teve como objetivo descrever a percepção de gestantes com HIV/AIDS sobre o diagnóstico, adesão ao tratamento e variáveis psicológicas frente à doença. Participaram desse estudo cinco gestantes em acompanhamento pré-natal em um hospital universitário, de nível terciário, do interior do Estado de São Paulo. Foram aplicados roteiro de entrevista semiestruturado, as Escalas Hospitalar de Ansiedade e Depressão e Modos de Enfrentamento de Problemas. Quatro categorias emergiram: Diagnóstico do HIV, Conhecimento sobre HIV, Tratamento e Adesão ao Tratamento Medicamentoso. Verificou-se que a percepção é de um diagnóstico sem a possibilidade de cura, mas com perspectiva de qualidade de vida para elas e para o feto/neonato. Três participantes manifestaram vulnerabilidade emocional, com sintomas de ansiedade e/ou depressão e todas mostraram o enfrentamento focalizado na religiosidade.

Incentivar por meio de diversas ações que sua empresa crie uma cultura organizacional colaborativa é outra forma de estreitar o relacionamento interpessoal e explorar os potenciais demais colaboradores.

Source: https://blog.gympass.com

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